|
Bulldog (Outros nomes Buldogue inglês, Buldogue)
País de Origem
Essa raça origina-se da Grã-Bretanha, devem ser um descendente dos Molossos de Epira, cães de guerra, introduzidos na Inglaterra pelos navegadores fenícios.
Seu próprio nome indica (“Bull” significa “touro” em inglês), ele foi criado para combater os touros.
No século XVII, os emigrantes europeus trouxeram essa raça para o Brasil. Devido a criação de gado ser sempre forte na região sul, os Bulldogs eram bastante usados para capturar o gado selvagem que se criava em meio a um ambiente hostil e mata nativa.
Em 1975, esta prática foi abolida, e desde então o Bulldog se tornou um cão de companhia.
Peso
De 20 a 35 kg.
Tamanho
A altura ideal é de: 35 cm a 50 cm.
Comportamento e Temperamento
Vivo, travesso, corajoso com um temperamento equilibrado, digno de confiança. Apesar de seu aspecto ser terrível, ele é naturalmente afetuoso, calmo, de bom temperamento, muito pouco barulhento. É um excelente companheiro para as crianças. É muito afeiçoado a seus donos. Deve ser educado com firmeza.
Proporções
Cabeça: Maciça. Face curta. Crânio largo. Pele solta e enrugada. Stop fortemente pronunciado. Focinho curto, largo e arrebitado. Narinas largas. Lábios grossos e pendentes. Maxilares largos e quadrados. A mandíbula projeta-se à frente da maxila e curva-se para cima.
Olhos: Bem afastados, de tamanho médio, redondos e muito escuros.
Orelhas: Bem afastadas entre si, de inserção alta, pequenas e finas. São portados em rosa (dobradas de modo a mostrar o inferior das conchas e do conduto externo das orelhas).
Corpo: Curto, bem soldado. Pescoço muito grosso com barbelas. Ombros largos e oblíquos. Peito amplo e redondo. Dorso curto e forte. Costelas arredondadas. Lombo recolhido. Os quadris são altos e fortes. O ventre é recolhido
Cauda: De inserção baixa, redonda, de comprimento moderado. Portada baixa, sem curva evidente para o alto.
Pêlo
Fino, curto, liso e cerrado.
Pelagem
Unicolor com a máscara ou focinho preto. Cores uniformes: vermelho, fulvo. Pelagem rajada: branca ou empenachada (branca com as cores anteriores). As cores fígado, preto e fogo são altamente indesejáveis.
Conselhos
O Bulldog adapta-se à vida citadina se puder exercitar-se regularmente. Suporta mal o calor forte. Escovação diária e cuidado com as dobras da face evitar as irritações.
O Bulldog é muito tranqüilo e apenas quando filhote pode aprontar mais, o que é absolutamente normal para filhotes de qualquer raça. Na maior parte do tempo, o bulldog vai ficar descansando ou dormindo. Mas ele vai sempre querer um pouco de carinho e atenção, se alguém estiver por perto. Bulldogs também adoram uma brincadeira, mas a "bateria" deles acaba rápido. Com crianças, como se sabe, eles são fantásticos e muito amorosos, mas em função do peso, deve-se sempre ter um adulto supervisionando a brincadeira. Bulldogs são desengonçados e não possuem muita noção de sua força. Bulldogs gostam de manter hábitos e de possuir rotinas. Acostume o filhote desde cedo com situações que ele vá vivenciar mais tarde como, por exemplo, passear de carro.
E a outra dica é: não economize na ração do filhote. Use uma ração top de linha que atenda a todas as necessidades de um bulldog e até uns 6 meses deixe-o comer à vontade ou várias vezes por dia. Esta é a fase de maior apetite e de maior desenvolvimento de um bulldog. Não dê ouvidos aqueles que dizem que seu cão está gordinho, pois ele provavelmente não está. Um bulldog não é um boxer e a maioria das pessoas, e às vezes até mesmo veterinários, não está acostumada com o visual de um bulldog. Eles, muitas vezes, parecem para o olhar do leigo estar acima do peso, quando na realidade não estão. Um bulldog bonito deve ter volume e massa muscular e ele só conseguirá isto, comendo bem a ração, principalmente na fase de crescimento. |
|
|
|
|
|