Border Collie
Border Collie
Pensa-se que seus ancestrais eram cães nórdicos que guardavam os rebanhos de renas. É provável que tenham sido trazidos para as ilhas Britânicas pelos Vickings, e que tenham sido cruzados com as raças pastoreiras locais.
Deve seu nome à região dos vales dos Borders, fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, onde a raça se desenvolveu. É o mais difundido dos colleys, e continua especializado na guarda dos rebanhos, para qual é utilizado dese o século XVIII.
A raça foi apenas fixada no século XIX, reconhecida em 1976 pelo Kennel Club e em 1985 pela S.C.C. Chegou à França em 1970.
Peso
De 15 a 20 kg.
Tamanho
Macho: de 50 a 55 cm.
Fêmea: de 47 a 52 cm.
Temperamento, Aptições, Educação
Cão vigoroso, ardente, tenaz, trabalhador, muito dócil. Muito dedicado a seu dono, receptivo à educação porque é atento e inteligente. Reservado com estranhos , mas jamais medroso nem agressivo. Dotado de um olfato potente, possui um olhar com um poder extraordinário e utiliza-o para trabalhar com seu dono. Trabalha à distância fixando intensamente, parecendo "hipnotizar" o gado, aproximando-se rastejando como um cão de caça. É a raça que melhor se destaca nos concursos com rebanhos.
Cabeça
Crânio razoavelmente largo. Focinho moderadamente curto e forte. Stop bem marcado. Trufa preta, marrom, ou cor de ardósia segundo a cor da pelagem.
Olhos
De formato oval, inseridos bem separados, marrons, exceto nos cães "merle" para os quais os olhos podem ser azuis.
Orelhas
De tamanho médio, inseridos bem separados, portadas eretas ou semi-eretas.
Corpo
Bem proporcionado, atlético. Pescoço forte. Costelas bem arqueadas. Peito profundo e largo. Lombo musculado.
Membros
Boa assatura. Patas de formato oval. Dígitos arqueados bem juntos.
Cauda
Moderadamente longa , de inserção baixa, com uma espiral para cima na direção da ponta.
Pêlo
Duas variedades: pêlo semilongo formando uma juba, culotes e uma cauda de raposa.; o pêlo curto. Em ambos os casos, o pêlo é denso e de textura média. Subpêlo denso e macio.
Pelagem
Geralmente cor de pega: colar, lista e partes inferiores dos membros brancos, o resto é preto. Todas essa cores são admitidas, mas o branco jamais deverá ser predominante.
Conselhos
Deve permanecer um pastor. Sua educação é iniciada por volta dos seis meses e pode se prolongar durante um ano ou dois. Adapta-se facilmente à função de cão de companhia. Quanto à higiene não precisa de cuidados particulares.
|