Bernese Mountain Dog
Ele é só afeto. Ainda que possa eleger um dono especial, a quem tende a ser mais apegado, nunca ignora os outros moradores. E gosta de estar perto deles. Embora não solicite atenção em demasia, faz de tudo para ficar deitado ao lado dos donos, de preferência a seus pés. A maior do tempo, contenta-se com a proximidade. Mas em certos momentos não resiste e pede um agrado. Geralmente com uma pata. Ele a usa para cutucar o braço dos familiares.
Como bom cão boiadero , também aceita passar parte do tempo sozinho, mas para ser feliz precisa participar da rotina. Nada de viver isolado no jardim. O ideal é que tenha licença para entrar em casa.
Esta raça é espetacular com a criançada. Além de dócil, agüenta com paciência brincadeiras estabanadas.
Como a maioria dos cães grandes e pesados, o Boiadero Bernês não é muito ativo. Quando filhote, é verdade, é mais espevitado e cheio de energia. Depois que cresce, ainda que permaneça brincalhão, prefere atividades não muito dinâmicas. Daí não ser indicado para donos de atletas em busca de um parceiro canino nos esportes.
Demonstrações de esperteza não faltam por parte desses cães. São comuns os casos de exemplares que aprendem a abrir portas e que latem para avisar aos donos que a tigela de água esvaziou. Também associam causa e efeito de vários acontecimentos. Sabem que vão tomar banho só de ver a toalha na não de alguém e que a hora do passeio chegou porque o dono colocou o tênis que usa nas caminhadas.
Cuidados
Pelagem longa e abundante requer escovação regular, feita pelo menos duas vezes por semana. Do contrário, os pelos embaraçam, não ficam tão soltos nem brilhantes.
Nada de deixar seu Boiadero sobre piso escorregadio. Pelo menos, não a maior parte do tempo. Para cães pesados, firmeza ao andar é absolutamente fundamental.
Cães de porte grande são mais suscetíveis à torção gástrica, súbita rotação do estômago que pode levar à morte rapidamente. Para evitá-la, ofereça ração de boa digestibilidade e divida o alimento do dia em pelo menos duas refeições. Após ele ter comido, não permita que se exercite ou beba água em excesso.
|