O ABC DA SOCIALIZAÇÃO

Como tornar seu filhote sociável com as pessoas.

Socialização é geralmente descrita como introduzir seu filhote a pessoas, bichos e objetos que dividirão o ambiente com ele. Mas a socialização vai mais além.
Para ter idéias de como socializar seu filhote, pense em que coisas ele irá experimentar em sua vida cotidiana que, provavelmente , ele não teria que enfrentar antes de ser adotado. Isto pode incluir um aspirador de pó, escadas, água corrente, ventiladores, espelhos, latões de lixo, etc.
Fora de casa, inúmeras oportunidades de socialização esperam por você e seu cão. Guarda-chuvas, pessoas usando chapéus, homens com barbas, grandes aglomerações de pessoas, cadeiras-de-roda, carros e bicicletas, novidades em cada esquina. Quanto mais coisas você puder introduzir ao seu cão enquanto filhote, mais confiante ele será enquanto adulto.

O período de socialização significa que os cães que não passarem pelo processo nos três primeiros meses de vida correm o risco de terem suas habilidades de socialização severamente comprometidas.
Socialização primária é tudo que seja introduzido ao filhote até que ele tenha 12 semanas de idade. Depois disso é socialização secundária. Sem a socialização primária, a secundária é virtualmente impossível ou muito difícil. Donos que deixam passar o período de socialização primária acabam com um cachorro tímido e temeroso de novas experiências.
Dentro do período de socialização está o que se chama de período de medo, cerca de 8 a 11 semanas de idade, no qual o filhote pode reagir fortemente e fazer profundas associações com certas pessoas ou situações. Proceda cautelosamente ao socializar seu filhote neste período, respeitando sua limitações individuais. Alguns filhotes aprendem rápido, outros são tímidos, outros dominantes. Todos aprendem em ritmos diferentes. Duas regras gerais são levar o filhote diante de um grande público somente após tê-lo introduzido a grupos menores e introduzi-los a novas experiências apenas quando você tiver o controle da situação.

Ao expor seu filhote gradualmente a novas experiências, você encoraja maior aprendizado. Socialização não cessa com uma certa idade, ao contrário, é um processo contínuo. Você deve estar disposto a socializar seu cão ao longo de toda a vida dele. Quando filhote, a socialização planta a semente da confiança e do bom comportamento, socialização permanente permite tanto a você, quanto ao seu cão colherem os frutos.

Matéria da revista Petword agos/07

ABC da socialização




 
     
Canil Bons Fluidos 2000 - 2002 © Todos os direitos reservados