EXCESSO DE FOFURA? OU EXCESSO DE PESO?

obeso

Cuidado, se seu pet esta roliço, com a barriguinha maior que de costume, ele pode estar com sobrepeso ou ainda pior obeso.

Assim como para nós humanos, o excesso de peso é a causa de problemas de saúde como doenças de coração e diabetes. Nos animais é igual, os principais problemas são a sobrecarga para o coração, ossos, articulações e pulmões e outros órgãos. O resultado é uma vida mais curta e cheia de sofrimentos que podem ser evitados.

Nos cães, as raças com maior tendência a obesidade são  Cocker Spaniel, Beagle, Collie e Labrador, mas qualquer animal domestico pode ser vitima da obesidade. Já os gatos, a incidência é maior em animais castrados.

O problema é decorrente de hábitos alimentares inadequados e o seu dono é totalmente responsável por esse aumento indevido, por proporcionar-lhe comida além do necessário. Afinal, cães e gatos não comem o que querem e na hora que querem.

E verdade que alguns cães são mais gulosos, outros aprendem a pedir, ou comem a ração de outros animais, quando vivem em grupo, com dois ou mais cães ou gatos.

Mas, em alguns casos é curioso observar que os donos de cães obesos, são também obesos, pois estão sempre em busca de algo diferente para comer, e acabam transferindo a mania de cair em tentação para o melhor amigo, acreditando que eles também tenham vontade.

Os cães obesos correm sérios riscos de sofrer osteoartrite, doenças de pele, problemas respiratórios, redução da fertilidade, riscos de parto e diabetes. E nos filhotes de raças grandes, o risco de displasia coxo-femural é maior.

O exame de um veterinário é a melhor saída para determinar se seu animal é ou não obeso. Isso é avaliado através da medição da espessura de gordura subcutânea, por método ultra-sonografico ou avaliação por palpação da gordura da caixa torácica.

PETWORLD  crianças e seus pets.




 
     
Canil Bons Fluidos 2000 - 2002 © Todos os direitos reservados